top of page

Agora no Brasil, nova tecnologia para acabamento holográfico 3D que não requer laminação.

O que você busca para sua embalagem?

Dentre os inúmeros atributos que uma embalagem ou rótulo de um produto deve ter (informar o consumidor, apresentar o produto, atender às exigências legais, conter, proteger, identificar etc.), para efeito de marketing o mais importante deles é “vender”.

 

Vender implica necessariamente em chamar a atenção do consumidor em uma fração de segundos, em meio à enormidade de ofertas nas prateleiras dos supermercados. É “saltar aos olhos”, despertar o interesse e o impulso para a compra, uma tarefa cada dia mais árdua em meio a tantos produtos similares.

 

O consumidor está se tornando cada vez menos sensível às tentativas das marcas de chamar a sua atenção, isso é fato comprovado em estudos e pesquisas de mercado conduzidos por associações diversas tais como a americana POPAI, Associação do Marketing nos locais de Varejo.

 

Estamos chegando em um ponto onde causar esse apelo visual com sistemas de impressão também está mais difícil, tendo em vista que a maioria destes sistemas se sofisticou a tal ponto que, aos olhos de um consumidor leigo em tecnologia gráfica é praticamente impossível identificar grandes diferenças qualitativas entre uma embalagem impressa em rotogravura de outra com uma flexografia de alto nível, ou mesmo perceber as nuances de uma quadricromia num rótulo de xampu produzida em flexografia ou offset.

Neste contexto, as indústrias gráficas e convertedoras e os próprios brandowners estão aumentando sua compreensão de que é possível voltar a agregar valor às embalagens e rótulos mediante a utilização de modernos processos de acabamento como a aplicação de películas de hotstamping ou coldfoil, vernizes tácteis (que despertam o sentido do tato), vernizes que encapsulam fragrâncias, pigmentos especiais fluorescentes ou iridescentes e por aí vai.

 

Uma das técnicas mais interessantes para despertar esse estímulo visual nos consumidores é a holografia, objeto de discussão deste artigo.

O uso do efeito holográfico

O chamado efeito “holográfico” tem se popularizado não apenas pelo seu alto apelo visual, mas também pela maior dificuldade de falsificação. Por este motivo, muitas embalagens de produtos com maior índice de imitações usam elementos holográficos para atribuir maior segurança e autenticidade.

O efeito holográfico aparece nos cartuchos offset ou de rotogravura destinados às embalagens de cigarros, embalagens de perfumes, mídias variadas (jogos, filmes e cd-rom’s de software), medicamentos, produtos cosméticos e de higiene pessoal, bebidas alcóolicas etc., apenas para ilustrar alguns exemplos.

Até pouco tempo, as empresas tinham à disposição apenas uma tecnologia consolidada para a produção de efeito holográfico nas embalagens e rótulos dos produtos: a laminação de filmes do tipo “HRI” (High Refractive Index).

Com um filme de base geralmente de PET 12 micron ou OPP de espessuras um pouco mais elevadas, estes materiais são laminados sobre a superfície do impresso e ocasionam, mediante a difração da luz, efeitos holográficos diversos.

Apesar do efeito holográfico muito bem produzido, a tecnologia não agrega apenas um custo elevado de produção, mas antagoniza com a preocupação constante dos usuários finais, consumidores e fabricantes em reduzir gradualmente o material de embalagem. Na verdade, acaba-se somando ao produto mais uma película plástica, o que dificulta ou impossibilita inclusive a sua reciclagem.

A solução Cast& Cure®

A inovação verdadeira é aquela que consegue romper o trade-off “inovação x custo”.

A proposta da Cast& Cure® é tornar o processo de impressão de efeitos holográficos mais eficiente em termos de processamento, com um leque mais amplo de desenhos e intensidades de efeito holográfico, porém dispensando totalmente a necessidade de laminação – trazendo à cadeia de embalagens e rótulos uma alternativa ecologicamente correta e de custo acessível. Em pouco tempo, a solução consagrou-se em países como Estados Unidos, México e Colômbia e está sendo oficialmente lançada este ano no Brasil.

Cast& Cure® é uma tecnologia de criação de microestruturas holográficas sem a necessidade de laminação, pois o seu filme base (Cast = moldado, Cure = Cura) é capaz de transferir um padrão, textura ou desenho holográfico para o verniz, por um processo de cura por radiação ultravioleta em substratos plásticos transparentes, metalizados e em papéis.

 

O processo inovador de transferência direta do desenho holográfico do filme Cast& Cure® possibilita ainda a criação de um efeito chapado (em toda a área de imagem impressa) ou localizado (com reservas), sempre em registro com a imagem impressa.

 

Por se tratar de um produto reutilizável, a película e a tecnologia Cast& Cure® deixa o processo de acabamento holográfico mais competitivo, sem os gastos com adesivos, catalisadores, misturadores e equipamentos de laminação. O resultado visual final é um intenso apelo visual para a embalagem ou rótulo, que pode ser maximizado com combinações de padrões holográficos em diversas intensidades, áreas e interações gráficas com as cores impressas de fundo.

Cast& Cure é uma alternativa excelente aos convertedores de banda estreita, fabricantes de rótulos impressos em flexografia, impressão digital, offset ou sistemas híbridos. Também é algo particularmente interessante aos fabricantes de rótulos termoencolhíveisdo tipo sleeve;

Se a impressora já está equipada com o sistema ColdFoil, não será necessário uso de equipamentos adicionais para a aplicação do Cast& Cure®.

 

Cast& Cure® pode ainda ser empregado na impressão offset para a produção de papel e cartão para caixas, exibidores, materiais para PDV etc.

As convertedoras de embalagens flexíveis em banda larga ou média, podem adotar Cast& Cure® tanto na impressão flexográfica de bobinas como também em rotogravura. Atualmente, muitos impressores de sacolas do tipo shopping bags utilizam efeito holográfico por processo de laminação, que pode ser substituída com ganhos consideráveis para o sistema Cast& Cure®.

Fonte: Revsita Projeto Pack - Julho/2015

Informações

 

Com escritório localizado no Brasil, nas cidades de Arujá e São Bernardo do Campo, ambas na Grande São Paulo, no estado de SP, somos representantes exclusivos da tecnologia Cast & Cure no Brasil. Entre em contato conosco e agende uma visita. Teremos o maior prazer em atendê-los.

Contatos

- Brasil - Arujá

+ 55 (11) 9.7097-7267 - Vivo

+ 55 (11) 9.5458-5417 - TIM

+ 55 (11)    4256-0108 - Fixo

atm2806@hotmail.com.br

- Brasil - São Bernardo do Campo

+55 (11) 2356-5854

contato@maquinarium.com.br

- América Latina - Renssoto S.A.

(+57-2) 379-9111

info@renssoto.com

Cali - Colombia

Localização

© 2015 - Uma empresa ATM 2806 Group - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Industria Digital

bottom of page